domingo, 4 de dezembro de 2011

Natal: que data é esta?

Você já parou pra pensar no que realmente nós, os cristãos, temos de ligação com o Natal?
Já conseguiu esquecer um pouco o tradicionalismo da data e se pôr um pouco a pensar em que, de fato, a data representa?
Já sei: você vai responder que é o nascimento de Jesus, nova vida, renovação, recomeços e tudo o mais que aprendemos e ensinamos, todos os anos.

Mas gostaria de pedir a você que esqueça as respostas feitas e convencionais que temos para o Natal. Simplesmente esqueça sua fé, sua crença, seu apego à data, enfim.

Seja apenas uma criatura de Deus. Despoje-se do seu título, da sua posição clerical, da sua ordenança, da sua fé, de toda as defesas litúrgicas. Seja apenas você.

Digamos que a data comemorativa não tivesse essa conotação e exposição mundial. Fosse apenas a data de aniversário do seu bairro, fundado a pouco menos de um ano. Agora, toda essa expressividade mundial não existe. Vinte e cinco de dezembro é apenas uma data que você e alguns poucos vizinhos do seu bairro sabem do que se trata.

Diga-me agora: como seria essa data? Que sentido ela teria pra você? Que importância você e seus vizinhos dispensariam para esse dia?

Para muitas pessoas ao seu redor e, ao redor do mundo, 25 de dezembro é uma data como outra qualquer. Para nós, ela tem um sentido diferente, é claro. Mas não deveria ser assim, não é mesmo? Estamos comemorando a data ou trazendo à memória o seu aniversariante? Você e seus vizinhos comemorariam a data de aniversário do bairro ou trariam à lembrança o nome da pessoa que dá nome ao bairro, aquele mineiro que lutou pela sua vida e dos seus companheiros?

Como seria bom se utilizássemos da mesma sensibilidade que nos aflora neste período do ano em todos os outros dias de cada mês.

Natal. Que data é esta que nos faz tirar os olhos da Luz, ofuscados pelo esplendor da belíssima árvore natalina; das estrelas brilhantes nos postes da avenida; das canções repetitivas e melancólicas?

Que data é esta?


Um comentário:

  1. Obrigaada pela visita em meu blog...
    Estou aqui seguindo vc...
    Abração fica com Deus e me ajude a divulgar meu blog
    http://silviahrocha.blogspot.com

    ResponderExcluir